Brasil está entre países que mais deve sofrer com PIB chinês fraco, diz Natixis
A consultoria analisou 29 economias de vários continentes e considerou a participação das exportações desses países no Produto Interno Bruto (PIB) chinês
— Foto: Getty Images
A desaceleração econômica chinesa terá um “choque negativo significativo" para os países da América Latina, em especial Brasil e Chile, avalia a Natixis. A consultoria analisou 29 economias de vários continentes e considerou a participação das exportações desses países no Produto Interno Bruto (PIB) chinês, bem como a sensibilidade dessas exportações ao crescimento econômico da China.
Segundo o analista Patrick Artus, Brasil e Chile estão entre os países mais sensíveis à desaceleração econômica chinesa, com as exportações totais para a China representando 3,32% e 7,93% como porcentual do PIB chinês em 2019 - portanto antes do impacto da pandemia. Além disso, ele observa que a elasticidade das vendas brasileiras e chilenas sobre o crescimento econômico chinês é alta, respondendo por 1,393 e 0,968 das importações da China em 2019.
O PIB da China desacelerou a 4,9% no terceiro trimestre deste ano, de +7,9% no período anterior e de +5,1% esperado por economistas consultados pelo WSJ, marcando o ritmo mais lento de expansão da atividade em um ano. “Olhando à frente, é muito provável que o crescimento da China seja enfraquecido pelo envelhecimento da população, pela cautela na demanda das famílias e nos investimentos das empresas, além da crise do setor imobiliário", enumera Artus.
Segundo ele, também devem sentir um impacto mais negativo da desaceleração econômica da China alguns países da África, em especial África do Sul e Etiópia; Alemanha; países produtores de petróleo e do sudeste asiático (exceto Índia), além de Brasil e Chile. “São países com participação relevante das exportações para a China e cujo índice de elasticidade está entre 0,8 e 0,9”, explica o analista da Natixis.
Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO.
FONTE: VALOR INVESTE | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
UMA MARCA DO GRUPO PRODUÇÕES COMUNICAÇÃO E MÍDIA
*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*
*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/
*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/
*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR
*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com
#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional #consultarimoveis #jornalismo
0 Comentários